Friday, September 4, 2009

Animação 3D... em 3D!

A evolução dos estúdios Pixar tem sido acompanhada pelo público e equipe do Anima Mundi desde os primeiros curtas de John Lasseter, que sempre estiveram presentes no festival. Animadores como Doug Sweetland e MarkWalsh já estiveram no festival dividindo seus truques e talentos com os animadores brasileiros em workshops. Por isso não podemos deixar de recomendar que o nosso publico confira nos cinemas a nova animação da Disney/Pixar, Up - Altas aventuras.

O filme conta a história do velho rabugento e solitário Carl Fredricksen que, para não perder sua casa, resolve prender milhares de balões à chaminé e sair voando com ela para um paraíso perdido na América do Sul. Dessa vez a Disney só exibirá copias dubladas do filme. Muita gente prefere assistir às animações no idioma original, mas pelo menos a distribuidora irá brindar o público com a voz de ninguém menos que Chico Anysio no papel principal. A voz da menininha Ellie também é um show à parte. Pelo trailer oficial em português, dá pra se ter uma idéia de que o resultado ficou bem legal. :




Dirigido por Pete Docter (Monstros S.A.) e com roteiro de Bob Peterson (que também escreveu Ratatouille), UP abriu o Festival de Cannes desse ano, onde foi muito bem recebido. Já não é novidade que a Pixar sempre prima pela qualidade das suas produções. O grande diferencial do filme deste ano será a forma que será exibido também nos cinemas daqui: das 331 salas do circuito onde Up será exibido, 75 contarão com projeção em 3D. Esse é o ano em que todos os grandes estúdios estão investindo forte nesse novo formato. E para uma animação feita em computação gráfica, as possibilidades de "imersão" em um filme exibido com efeito de três dimensões são grandes - o que deixa qualquer fã de animação no mínimo curioso!

Modelo do rabugento Carl, interpretado no Brasil por Chico Anysio

Ainda assim, para o produtor John Lasseter a técnica usada não é o mais importante em uma animação. Segundo o diretor de Toy Story 2, decisiva é a história, em torno da qual tudo deve girar: "Não pensamos a história em 3-D, naquele velho sentido de deixar o espectador de sobreaviso com os objetos lançados contra ele. O recurso nos interessou muito mais como uma janela para a amplidão e tessitura da imagem", afirmou.

De qualquer forma, o público de animação ainda terá muitas chances de conferir o novo formato com os filmes que vem por aí a partir de 2010, como
Shrek para sempre, da Dreamworks, e os relançamentos em 3D de Toy Story 1 e 2 e A bela e a fera.

4 comments:

Unknown said...

Nossa, eu estava muito ansiosa pelo lançamento dessa animação aqui. Vi o trailer há meses e achei muito bom. Certeza que vou correr para o cinema mais próximo ainda hoje! =) Ótima dica! Beijos!

Franklin Amorim said...

Para mim é inconcebível que um dos filmes mais importantes do ano demore mais de três meses para ser lançado no Brasil. Up estreou nos EUA em 16 de maio, no Uruguai dia 5 de junho, na Letónia dia 7 de agosto e só chega aqui agora? O que é isso? Uma tentativa de incitar a pirataria? Num mundo tão conectado, não há explicação para uma atitude dessas.

De qualquer forma estou muito empolgado e ansioso para ver a nova animação da Pixar, que já se firmou como um dos melhores estúdios de cinema da atualidade.

Dan said...

É mesmo fascinante este filmes de CG, usam o computador para produzir imagens e efeitos incriveis!
http://midiaeecologia.blogspot.com/

Unknown said...

Hahahahahahaha, virei astro de cinema...
Esse filme e uma grande omenagem ao verdadeiro Padre do Balâo.
Padredobalâo@gmail.com