Sunday, November 15, 2009

MUAN e o Planeta Bacán


Todo ano no festival, durante as oficinas do Estúdio Aberto, o público tem acesso livre a diferentes maneiras de se fazer animação. Para que isso aconteça, o Anima Mundi se utiliza de um software de acesso livre também. Trata-se do MUAN, um sistema de código aberto para animação quadro-a-quadro, desenvolvido graças a uma parceria entre o festival, o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a IBM.

O MUAN possui uma interface gráfica que permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras conectadas ao computador. Com ele, a dinâmica das nossas oficinas fica garantida, no momento em que o público tem acesso imediato ao que produziu e também quando acessa sua animação assim que as subimos para o mural do site.

Fora o festival, o MUAN atua em vários outros projetos (inclusive no Anima Escola, que circula entre algumas redes municipais de ensino do país). E sua ultima parada foi no Chile, onde, a convite da Fundación Gabriel & Mary Mustakis e da IBM Chile, participou do projeto Planeta Bacán.


A idéia, como o espanhol sugere, é bacana mesmo: trata-se de um concurso local para a realização de curtas animados feitos por crianças e jovens tendo como tema “um planeta inteligente”. Para isso, era necessário que os educadores envolvidos fossem capacitados para o uso da linguagem da animação nas diversas entidades de ensino participantes do concurso. E foi aí que entrou Marcos Magalhães, cineasta de animação e diretor do Anima Mundi, junto com Bernardo Mendes, designer (deste blog, inclusive!), animador e coordenador técnico do Anima Escola, ministrando uma oficina com o MUAN para 12 educadores.



Depois de toda introdução teórica, que incluiu a história do do desenvolvimento da animação em Stop-Motion e apresentação de filmes realizados a partir dessa técnica, como o Animando, de Marcos Magalhães e La Família Futeboleira, realizado com o software MUAN em uma escola argentina, além de diversos filmes resultantes das oficinas do Projeto Anima Escola. Em seguida, foram feitas experiências práticas com elaboração de cenas de animação, usando técnicas de pixilation e desenho animado 2D, sempre visualizando e editando o resultado através do MUAN. O interesse (e adequação) dos participantes não podia ser melhor. Nossa equipe voltou de Santiago do Chile com a certeza de que o projeto Planeta Bacán é uma excelente iniciativa, e ficamos muito contentes em colaborar!

Para quem também se interessa em produzir animação e ainda não conhece o MUAN, ele pode ser baixado, junto com seu tutorial, aqui. E já que falamos hoje sobre softwares en código aberto, falaremos em breve aqui também de animação em cultura livre (creative commons).

Sunday, November 1, 2009

O foguete animado de Luca Frattini

Todo ano, dentro e fora do período de inscrições, o Anima Mundi recebe centenas de videos com o intuito de participar da seleção para as mostras. A oferta cresce a cada ano, e a seleção acaba sendo cada vez mais criteriosa. Mas não é todo dia que recebemos pura e simplesmente manifestações de carinho em forma de animação! Foi o caso do arquivo em flash que o animador italiano Luca Frattini mandou para gente e que resolvemos dividir com vocês aqui:

video

A animação veio anexada durante a troca de emails entre Luca e Letícia Cruz, secretária geral do festival, que cuidava da premiação que o diretor recebeu este ano do Festival. E, como o autor sempre pode explicar melhor, tomamos a liberdade de colocar as palavras dele aqui:

"Ok, Letícia, You've got Olympic Games, you've got FIFA World Cup and the
coolest Animation Festival in the World, and NOW you have my Sirius Rocket
too!
What else could you want ?
:-)) "

("Ok, Letícia, vocês já têm as Olímpiadas, a Copa do Mundo e o Festival de Animação mais legal do Mundo, e AGORA possuem também o meu Foguete Sirius! O que mais poderiam desejar?")

Nem precisamos dizer o quanto é legal receber um "mimo" desses, né? :)

Com base na Itália, Luca Frattini é participante assíduo de festivais internacionais de animação. Aqui no Anima Mundi, já teve dois de seus filmes exibidos, Le Due Cose Preferite Dagli, em 2007, e Mankind, the Earth and the Universe, na edição desse ano. Fora esses, mais quatro de seus filmes podem ser encontrados na galeria do Anima Mundi Web (é só digitar o nome de Luca Frattini na busca por filme/autor). E para quem quiser saber mais sobre o seu trabalho, seu site oficial é o http://www.gettatelancora.com/.