Sunday, October 18, 2009

SESC apresenta: O Melhor do Anima Mundi


Tem gente que não sabe, mas o Anima Mundi não acontece só em julho - alguns projetos do festival duram o ano todo. É o caso do Melhor do Anima Mundi Brasil, que está há mais de dois anos viajando por todo o Brasil nas unidades do SESC!

Desde 2007, apresentamos curtas de animação nacionais que fizeram sucesso no festival com variados temas e técnicas de animação. As sessões, direcionadas ao público infantil, adulto e geral, já foram assistidas por mais de 25 mil pessoas e já passou por mais de 10 estados do Brasil. A mostra continuará viajando pelas unidades do SESC até fevereiro do ano que vem e seu próximo 'pouso' será nas unidades do estado de Sergipe.

Mas a participação do Anima Mundi não para por aí: há ainda a nossa parceria com o projeto A Escola Vai ao Cinema, promovido pelo SESC Nacional, que atua diretamente na formação de alunos e professores, com mostras de filmes e oficinas de cinema. O Anima Mundi passou a participar deste projeto em 2006, com suas oficinas de animação adaptadas de atividades do Estúdio Aberto e da metodologia didática do projeto Anima Escola. As oficinas incluem, além de uma introdução teórica à linguagem da animação, a produção de filmes de animação realizados, editados e sonorizados em sala de aula, realizados tanto por jovens e adolescentes quanto por professores e educadores, em duas turmas por cidade.

De 2006 a 2008, foram atendidos 1278 alunos em mais de 48 cidades diferentes, realizando 104 vídeos de animação. No mês passado, as oficinas foram nas cidades de Ananindeua e Castanhal, no Pará. Entre os trabalhos produzidos por lá, sempre podemos perceber uma forte ligação com a floresta e uma nítida preocupação ambiental, além das lendas locais que sempre estão presentes! Em breve disponibilizaremos aqui um pouco do resultado dessas oficinas.

2 comments:

Anonymous said...

Esse ano não vai ter em Belém do Pará?

Anima Mundi said...

Infelizmente o patrocinador local não confirmou nossa ida este ano, Suzana... Mas adoramos Belém e faremos todo o possivel para retornar aí logo que possível!