Tuesday, December 1, 2009

Anima Escola 2009


Está em pleno curso o Anima Escola 2009, um programa de capacitação na linguagem da animação especialmente concebido para as escolas. Pelo 8º ano consecutivo, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e busca desenvolver nos alunos e professores sua própria expressão artística, construindo sua consciência crítica frente à massiva utilização desta linguagem pelos meios de comunicação. Além, é claro, de proporcionar aos envolvidos a experiência de criar seus próprios filmes animados!


Mais uma vez, o software MUAN é parceiro na empreitada, facilitando o processo e "revelando" com agilidade o resultado final dos trabalhos para os alunos. E mesmo depois de finalizado o projeto, o professor pode continuar trabalhando com seus alunos, criando e produzindo filmes de animação.

Aida Queiroz, uma das diretoras do Anima Mundi, no processo
de capacitação dos professores da Rede Municipal do Rio



Apesar de não ser o objetivo final do Anima Escola, alguns dos filmes produzidos pelos alunos acabam ganhando visibilidade fora do programa. Foram os casos, por exemplo, do Pequeno Cordel do Sapo Voador, que ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival MostraMundo de Recife, em 2005, e do divertido (e talvez assustador) Baletéia e a Boneca Misteriosa, filme criado na oficina realizada no Núcleo de Artes Alencastro Guimarães (RJ), que ganhou menção honrosa no 13º Vitória Cine Vídeo, em 2006.

Cena da animação Baletéia...,
que pode ser assistida aqui


4 comments:

Jonathan Rodrigues said...

queria saber em quais escolas são realizadas o projeto

Anima Mundi said...

Jonathan, o Anima Escola tem sido realizado há oito anos em diversas escolas públicas de ensino fundamental indicadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em 2010 atuaremos tabém como Ponto de Cultura em Escolas Estaduais cariocas de ensino médio.

Anonymous said...

Sou professora da REde e gostaria de participar das oficinas. Como faço?
Obrigada.

Anima Mundi said...

Procure a SME (Secretaria Municipal de Educação) e informe a sua vontade/disponibilidade de participar do Anima Escola. Na época das inscrições, você deverá receber uma comunicação.