Friday, October 17, 2008

Anima Escola 2008

Este já é o sétimo ano em que o projeto Anima Escola leva cursos e oficinas de animação para professores e alunos da rede municipal do Rio de Janeiro. O foco do projeto é a capacitação de professores, que passam a conhecer uma nova linguagem e a possibilidade de utilizá-la como um recurso didático em sala de aula.

Os alunos também são envolvidos no processo. Na 2ª fase do projeto, eles participaram de oficinas onde puderam experimentar diferentes técnicas de animação.

Na 3ª fase, um grupo de alunos elabora, durante 12 encontros, um filme de animação. A turma deste ano, do Núcleo de Arte Silveira Sampaio, fez uma animação inspirada na obra de Machado de Assis, com base no conto “Um Apólogo” fazendo referências a “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e a “Dom Casmurro”. A história é narrada por dois vermes que relembram um escritor que comeram há cem anos...




Esse ano, durante a 5ª fase (produção autônoma), além do empréstimo dos equipamentos para os professores que inscreveram projetos, estamos também instalando o MUAN nas escolas. Dessa maneira os professores ganham autonomia e podem continuar produzindo animação com seus alunos!

No comments: