Saturday, October 18, 2008

ANIMA MUNDI ESPECIAL BRASÍLIA 2008

De 7 a 12 de outubro passado estivemos em Brasília com mais um ANIMA MUNDI ESPECIAL.
40 títulos selecionados e mais uma oficina de pixilation animaram o Centro Cultural Banco do Brasil da capital federal. Quem comenta é a Michelle Guimarães, que esteve lá tomando conta de todos os detalhes e garantindo o sucesso de mais um especial:

"No início das sessões à tarde, timidez... mas parou por aí... já no primeiro dia à noite, o fiel público de Brasília fazia filas enormes e levava em média uma hora aguardando a vez em frente à bilheteria para pegar uma disputada senha e assistir às sessões no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil, que ficou pequeno para os brasilienses. No final de semana o público quadriplicou e o CCBB liberou o teatro (que tem 324 lugares) para receber-nos nas primeiras sessões. Conclusão: sessões lotadas, claro! Palmas, sorrisos e depois, e-mails agradecendo a iniciativa e pedindo bis! Ficamos felizes!
A oficina de pixilation foi a sensação da imprensa local e também foi muito frequentada, principalmente no dia 12. Quem compareceu ainda ganhou um pirulito! Uma ótima forma de comemorar o dia das crianças!
Tomara que ano que vem, possamos retornar a Brasília com mais espaço para as sessões e levando mais oficinas! Aí a festa será completa!"

Friday, October 17, 2008

Anima Escola 2008

Este já é o sétimo ano em que o projeto Anima Escola leva cursos e oficinas de animação para professores e alunos da rede municipal do Rio de Janeiro. O foco do projeto é a capacitação de professores, que passam a conhecer uma nova linguagem e a possibilidade de utilizá-la como um recurso didático em sala de aula.

Os alunos também são envolvidos no processo. Na 2ª fase do projeto, eles participaram de oficinas onde puderam experimentar diferentes técnicas de animação.

Na 3ª fase, um grupo de alunos elabora, durante 12 encontros, um filme de animação. A turma deste ano, do Núcleo de Arte Silveira Sampaio, fez uma animação inspirada na obra de Machado de Assis, com base no conto “Um Apólogo” fazendo referências a “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e a “Dom Casmurro”. A história é narrada por dois vermes que relembram um escritor que comeram há cem anos...




Esse ano, durante a 5ª fase (produção autônoma), além do empréstimo dos equipamentos para os professores que inscreveram projetos, estamos também instalando o MUAN nas escolas. Dessa maneira os professores ganham autonomia e podem continuar produzindo animação com seus alunos!

Tuesday, October 7, 2008

ANIMA MUNDI ESPECIAL PARÁ 2008

Em setembro foi a vez de Belém do Pará mais uma vez receber o festival ANIMA MUNDI. O belíssimo espaço da Estação das Docas ficou mais uma vez colorido com a multidão que frequentou as oficinas e as sessões do festival, de 17 a 21 de setembro.

O ANIMA MUNDI ESPECIAL PARÁ já tem 5 anos de história, e tanto o público quanto os animadores paraenses têm demonstrado que, se depender deles, vai ter todo o ano esta festa. O Instituto de Artes do Pará é quem promove desde o primeiro ano esta versão tão querida de nosso festival nas terras e águas paraenses. Michelle Guimarães, de nossa equipe de produção, esteve lá acompanhando tudo e nos conta como foi:

"É sempre um prazer ir a Belém! Além das delícias locais, saber que vamos 'aportar' numa cidade que respira cultura e que curte tanto o Festival é sempre uma alegria! Este ano foi especialmente legal ver as crianças curtindo a sessão infantil, que pela primeira vez foi apresentada com filmes dublados! Nossa, como estava cheio nas manhãs de sábado e domingo! Depois, todo mundo ia para as oficinas de massinha e pixilation, e a diversão continuava!

À noite, o público adulto também lotou o Teatro Maria Sylvia Nunes que ficou pequeno para tanta gente! Foi muito bacana ver a empolgação do público, gargalhando e elogiando as animações que merecidamente venceram prêmios nas edições Rio e São Paulo do Festival. Que venham outros Especiais em Belém! E que nossos 5 anos na cidade ajudem não só a aumentar o público amante da animação, mas principalmente, que novos talentos surjam!"

"O Melhor do ANIMA MUNDI Brasil" no SESC

35 filmes de curta metragem, em diversos temas e técnicas de animação, percorrendo todos os estados, com programas para faixas etárias variadas. Com "O Melhor do ANIMA MUNDI Brasil", o Serviço Social do Comércio propicia uma visão ampla da produção atual no país, através de trabalhos nacionais de maior destaque nas edições do Festival Internacional de Animação do Brasil, selecionados pela equipe do próprio Anima Mundi. A mostra é mais uma iniciativa do SESC, que desde a década de 60 prioriza a formação de público e o desenvolvimento e o aprimoramento de artistas e produtores culturais.

A mostra, que estreou simultaneamente em várias cidades de Santa Catarina no dia 9 de junho de 2008 e depois percorreu diversos estados em mais de 30 cidades até agora, foi dividida em 3 sessões: Infantil, Público Geral e Adulto. O filme da foto é o "Historietas Mal-Assombradas", de Victor-Hugo Borges, presente na sessão infantil.

A parceria SESC - Anima Mundi também proporciona oficinas de formação em animação desde 2007, quando um amplo programa com o projeto "A ESCOLA VAI AO CINEMA" levou cursos práticos com produção de filmes de animação a educadores, jovens e crianças de cidades de todo o Brasil. Em 2008, já foram realizadas oficinas nas cidades de Santarém, Ananindeua, Belém e Castanhal (PA), e em Cuiabá (MT).

De volta...

O BLOG estava hibernando, mas o Anima Mundi continuou a plenos motores desde o último post... Vejam só:

  • A mostra "O melhor de ANIMA MUNDI Brasil", com 35 filmes brasileiros selecionados, percorria 31 cidades no SESC desde o mês de junho!
  • A sétima edição do projeto ANIMA ESCOLA na rede municipal do Rio de Janeiro começou em agosto e continuará atendendo até novembro a mais 120 professores, em 5 fases de aprendizado na linguagem da animação!
  • O ANIMA MUNDI ESPECIAL Pará aconteceu em Belém de 17 a 21 de setembro, com 40 filmes e oficinas de massinha e pixilation!
  • Está saindo do forno a segunda temporada do programa de TV "ANIMA MUNDI BRASIL", para estrear no CANAL BRASIL no próximo dia 15 de outubro!
  • HOJE estréia o ANIMA MUNDI ESPECIAL Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil da capital federal, com 40 filmes e oficina de pixilation!

e mais... aguardem! O festival de 2009 já está sendo gerado com muitas novidades...

Enquanto isso, o nosso BLOG acorda de seu inverno e vai tentar ficar atualizado com tantas notícias...