Saturday, July 25, 2009

Nesse sábado: The Good Soldier Shweik



A sessão das 23h do Memorial 2 hoje traz uma oportunidade única de conferir o longa The Good Soldier Shweik, de Robert Crombie. Única mesmo, já que, pelas palavras do diretor, seu filme foi proibido de ser exibido em um dos países de produção, a Ucrânia, e com isso enfrenta problemas de distribuição.

Baseado na baseada na famosa obra inacabada do humorista checo Jaroslav Hašek, Josef Shweik, um vendedor de cachorros de segunda mão, é convocado para a Primeira Guerra Mundial. No exército, o “idiota” Shweik é preso, dado como louco, usado como prêmio em apostas, e quase enforcado a caminho do front. Na adaptação de Crombie, Robert Crombie, o romance de Jaroslav Hašek foi finalizado com com base na famosa trégua de Natal de 1914, em que os soldados britânicos, alemães e franceses resolveram cessar fogo, trocando presentes e jogando futebol, sem o consentimento do Alto Comando Militar.


Com altas doses de humor negro, Soldier Shweik é um filme anti-guerra, que pelas suas ácidas críticas ao exército foi lamentavelmente retirado de circulação na Europa Oriental. Assista aqui o trailer.

No comments: