Wednesday, July 22, 2009

Sessão de abertura SP


Stamm e Grilo falante, dois dos convidados da

sessão especial dessa terça-feira.





Patrocinadores, realizadores e convidados do festival participaram de uma sessão de abertura do Anima Mundi ontem à noite, no Memorial da América Latina. Como no Rio, a sessão foi apresentada por Fernando Caruso, que após ter convocado o público de São Paulo a usar as "máscaras de gala" durante o evento, convidou alguns dos parceiros do festival para falar um pouco sobre a presença do Anima Mundi em terras paulistanas.


Em nome da casa que acolhe o Anima Mundi em São Paulo, Fernando Leça, diretor do Memorial da Amárica Latina, falou da satisfação que a fundação tem em poder oferecer o festival para cidade de São Paulo além do Rio, onde o Anima Mundi nasceu. "Nos sentimos parceiros desse evento", afirmou.


Em seguida foi a vez dos patrocinadores, começando pela PETROBRAS, que comemora 13 anos de patrocínio majoritário ao festival. José Aparecido Barbosa, Gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul da Petrobras, falou sobre a inserção do festival e da animação nas políticas culturais da empresa, a maior patrocinadora de cultura e arte no Brasil.


Representando a OI e o Oi Futuro, Victor D 'Almeida enfatizou a importância do festival no estímulo da produção brasileira de animação, a partir da formação e interação do público com as mostras e as oficinas de animação do Estúdio Aberto.



Ruth Harada, da IBM Brasil, falou um pouco do software MUAN, um sistema de código aberto que possibilita a captura e edição de animações feitas em nosso Estúdio Aberto, e que já está sendo implementado no Chile e outros países da América Latina. Lembrou também da importância do projeto Anima Escola.



Marcelo Mendonça, do Centro Cultural Banco do Brasil aproveitou para dar um toque: "o Memorial recebe muito bem o Anima Mundi na cidade de São Paulo, mas quero lembrar que o CCBB lá no centro oferece um ótimo recorte da programação do festival". Então tá dado o recado para quem trabalha ou passa no centro e quer esticar em alguma sessão: os filmes serão exibidos no auditório e na sala de cinema do CCBB também.

Depois, pouco antes da aguardada sessão, Aida Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, os diretores do Anima Mundi, falaram também sobre o mais importante disso tudo: o público. Contextualizando a importância de um festival de animação do porte do Anima Mundi em uma época em que novas tecnologias e canais na internet difundem até mesmo filmes inéditos e que estão na programação, Aida afirmou: "O recorde de público esse ano no Rio de Janeiro, com mais de 55 mil espectadores, não nos deixa mentir: quem gosta de animação quer participar, fazer parte do evento". E por aqui, ninguém espera participação diferente do público de São Paulo!



A sessão foi composta por alguns filmes de destaque que estão distribuidos por todas as mostras: a experiência sensorial de Jam, de Mirai Mizue; Dix, impressionante viagem sobre as consequências daquela mania que muitos têm de não pisar nas linhas da calçada; os divertidos French roast e Les pieds sur terre, o brasileiro L.E.R.; Phantom of the Cinema, onde a metalinguagem atinge até mesmo a projeção do filme; o onírico e musical Her Morning Elegance; e quatro novos episódios hilários de Log Jam, sensação da edição anterior do festival. Para visualizar onde será exibido cada filme da programação, a grade completa em pdf pode ser baixada aqui.


No comments: