Monday, July 6, 2009

Papo Animado 2009: Saiba quem são os convidados

Sempre concorrido nas edições do Anima Mundi (no ano passado, os ingressos se esgotaram em tempo recorde!), o Papo Animado é o espaço onde se debate o cinema de animação de todos os tempos. No cardápio desse ano, teremos os pioneiros da arte no Brasil, autores de sites especializados e grandes criadores. Veja quem são:

Amid Amidi é uma autoridade quando o assunto é animação, e seu site, o CartoonBrew, uma referência. Autor de três importantes livros sobre o tema, Amidi vai mostrar o que há de mais novo e mais raro nesse universo, contextualizando os milhares de sites e blogs que tratam do assunto.


Priit Pärn é o maior nome da animação da Estônia. E engana-se quem acha que isso não é grande coisa: em um país de menos de um milhão e meio de habitantes, é onde encontramos a maior densidade populacional de animadores do mundo! Esse cantinho da Europa é celeiro dos filmes mais loucos e inovadores do gênero, e Pärn, com seu estilo inconfundível que influência gerações desde os anos 70, faz parte dessa história.

O francês Michel Ocelot, bem conhecido do público por seus quatro belos longas já lançados em circuito no Brasil, virá pela primeira vez ao festival mostrar sua trajetória autoral desde seus curtas, como o premiado "Les Trois Inventeurs". Nascido na Côte d'Azur, Ocelot se mudou muito cedo para a Guiné, no oeste da África, e isso certamente influenciou a pluralidade cultural de suas narrativas, geralmente fábulas animadas. Seu primeiro longa-metragem, "Kirikou e a Feiticeira", conquistou diversos prêmios, entre os quais o Grand Prix em Annecy. A participação de Ocelot em Anima Mundi faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

Os irmãos Anélio Latini Filho e Mário Latini são os criadores do primeiro longa-metragem em animação do Brasil. Sinfonia Amazônica, de 1947, foi feito (literalmente) pelas mãos de Anélio, que criou cerca de 500 mil desenhos (entre croquis, artes-finais, cenários e desenhos definitivos em folhas de acetato), e filmado pelo irmão Mário, utilizando uma câmera Ernemann Krupp. Para esse Papo Animado, convidamos a filha de Mário, Márcia Latini, para contar detalhes da trajetória desses verdadeiros pioneiros.

O Papo Animado vai acontecer no Rio nos dias 11 (Irmãos Latini), 15 (Amidi Amid), 16 (Priit Pärn) e 17 (Michel Ocelot) às 19h30 na Sala de Cinema CCBB e em São Paulo nos dias 22 (Ocelot), 23 (Pärn e Amid) e 25 (Irmãos Latini) às 19h no Memorial Sala 2.

No comments: