Friday, July 17, 2009

Papo Animado com Michel Ocelot

No embalo das comemorações do Ano da França no Brasil, o Anima Mundi recebeu a visita do francês Michel Ocelot no Papo Animado de ontem. Ocelot é considerado um mestre no cinema de animação infantil, e aproveitou o encontro para contar sobre os percalços de seu inicio de carreira, comentando com muito bom humor alguns de seus primeiros trabalhos, além de revelar em detalhes as técnicas usadas.

Sobre o primeiro, Les 3 Inventeurs (Os 3 inventores), Ocelot revelou: "Tive muita dificuldade nesse meu primeiro filme. Na época em que foi feito, não haviam escolas de animação, se algo não desse certo, você tinha que tentar de novo com base na intuição. Por isso até hoje não sei como fazer de verdade", brincou.

Após a exibição do curta, Ocelot mostrou alguns dos personagens, feitos com recortes de papel branco e "aquela renda de papel que colocamos debaixo de bolos e tortas", todos presos à tela filmada com fita adesiva transparente. A inusitada matéria prima e o complexo esforço exigido para que a animação fosse feita resultaram em um filme de beleza estética impressionante. "Realizei esse pequeno filme para mostrar ao mundo que existia. Mas não tive muito sucesso nisso."


Após os 3 inventores, Ocelot investiu em um filme muito mais simples. La légende du pauvre bossu (A lenda do pobre corcunda) tem "poucas cores, nenhum diálogo e muito pouco movimento. Ironicamente, com este ganhei o Cesar de Melhor Animação".

Depois, uma surpresa: Ocelot incluiu em cima da hora um outro curta na programação, uma animação clássica em 2D cuja fonte era uma vita VHS de seu acervo! Les quatre voeux mostra o que acontece quando São Martinho resolve atender os pedidos absurdos (e pornográficos) de um casal que aparentemente se odeia. Realmente inesperado, o filme arrancou gargalhadas da sala .

Dando continuidade de seu trabalho com silhuetas, Ocelot apresentou três episódios da série de TV Les contes de la nuit, onde grandes lendas são reimaginadas sob seu estilo peculiar. Icare, La Belle Fille et le Sorcier e Le Prince des Joyaux foram os episódios selecionados.


Sobre a série, Ocelot explicou: "Gosto de fazer curtas, onde tenho liberdade total, mas para eles não há mercado, somente nas séries televisivas." Satisfeito por ter conciliado um trabalho autoral com as exigências da TV, Ocelot revelou como começou na animação: "Antes dos 3 inventores, trabalhei em uma história sobre patos (como todos)."

Na conversa, ainda sobrou espaço para Ocelot revelar detalhes de como foi trabalhar dirigindo um clipe da cantora Bjork, após a islandesa ter se encantado com seu maior sucesso, Kirikou (sua filha havia assistido o dvd japones e decorado as falas nesse idioma!). O resultado foi o clipe da canção Earth intruders.


E para fechar o encontro, Ocelot fez questão de mostrar "a criança que mudou minha vida". Em uma edição que mostrava como Kirikou fora dublado em diversos idiomas, ficou evidente o êxito que o longa teve em todo o mundo. E para que o trabalho mantivesse sua integridade, o diretor contou como luto contra todas as exigências do produtor, numa produção que durou mais de 4 anos. O tempo provou o quanto a persistência valeu a pena.


O animador disse ter se adaptado muito bem às tecnologias em 3D, mas diz ter saudades das velhas técnicas que o consagraram. "O uso do 3D proporciona muitas coisas boas, mas sua fraqueza é justamente o poder que ele tem: pode-se imitar tudo. Nas técnicas em 2D o espectador entende de imediado o que é proposto: que aquilo é uma brincadeira onde ele é convidado a entrar, há um pacto com a simplicidade." Para os próximos trabalhos, Ocelot pretende voltar ao 2D se utilizando das novas tecnologias. Pela beleza de seu trabalho, só podemos esperar coisa boa vindo aí.

Para quem perdeu o bate papo no Rio, os curtas serão re-exibidos na Sessão Michel Ocelot, hoje às 18h no Cinema CCBB. E nesse domingo todos os longas da mostra especial Michel Ocelot serão exibidos no Odeon a partir das 15h30.

E em São Paulo, o Papo Animado vai acontecer na próxima quarta-feira, às 19h no Memorial Sala 2.

1 comment:

Bibi said...

Já marquei para comprar o meu ingresso para esse papo animado em São Paulo, só preciso selecionar as outras sessões :)