Friday, July 17, 2009

A boa do fim de semana

Quem for ao Anima Mundi nas noites de sexta e sábado já tem dois programas bem animados:



Hoje, às 21h na Praça Animada, será exibido o longa Sita Sings the Blues, de Nina Paley, uma interpretação do épico indiano Ramayana. Nessa versão não vai faltar números musicais coreografados ao ritmo do jazz, vocal dos anos 20 de Annete Hanshaw e centenas de figurantes: macacos voadores, monstros perversos, deuses, deusas, guerreiros, sábios e olhos alados. E atenção para o subtítulo do filme: "A Maior História de Separação Jamais Contada."


E amanhã, no mesmo horário, a boa é conferir a sessão especial de Coraline, a animação stop-motion baseada na obra do escritor e quadrinista Neil Gaiman. O filme tem a estrutura narrativa e a atmosfera sombria das fábulas infantis tradicionais, como as dos irmãos Grimm. Segundo o diretor Henry Selick, "alguns filmes da Disney, como Branca de Neve, Pinóquio e Alice no País das Maravilhas exploram o medo com muita eficiência". Coraline é o primeiro longa-metragem de stop-motion filmado e exibido em projeção estereoscópica 3D, mas ainda assim Selick decidiu manter a estética do stop-motion, porque "essa técnica é imperfeita, o trabalho é tocado pela mão do artista, você sente a força da vida. É impossível atingir a perfeição". Para entendermos isso de perto, alguns dos bonecos usados na animação serão expostos na Praça Animada!


E para mostrar como esse visual apurado foi conseguido, antes da exibição do longa teremos um bate-papo com Scott Tom, construtor de bonecos (trazendo alguns dos bonecos feitos por ele para o filme), e Mike Cachuela, co-supervisor de storyboard. Mike ainda ministrará o workshop "A criação do seu filme", hoje no Rio e dias 22 e 23 em São Paulo (saiba mais aqui).

2 comments:

joao said...

Poxa, pelo menos podia agradecer o aviso sobre o equívoco. Apagar o comentário sem nem ao menos dizer obrigado, ficou mal...

Anima Mundi said...

Oi, João,
Apagamos seu comentário anterior para não gerar confusão depois que corrigimos a informação. Mas agradeço agora o toque!