Monday, July 13, 2009

Walt Disney Animation Studios apresenta Bolt (Making Of)


A beleza e a plasticidade de uma pintura em uma animação 3D. Esse foi o objetivo da equipe de artistas, animadores, departamento de efeitos especiais e iluminação por trás de Bolt, dos Estúdios Disney. Homenageando o uso da luz e das cores usadas por artistas do ínicio do século XX, como Edward Hopper e George Bellows, a equipe de produção utilizou uma nova tecnologia desenvolvida especialmente para o filme. Isso deu aos cenários criados por computação gráfica uma aparência de quadros pintados à mão. Para isso, pinceladas manuais foram aplicadas aos prédios e cenários do filme, utilizando o novo programa patenteado pela Disney, o Ray Painting.

Um dos cenários de Bolt (2008)

Dawn in Pennsylvania, de Edward Hopper (1942)


Bolt é o 47º longa-metragem de animação dos estúdios Walt Disney. É a história de um pastor alemão que cresceu em um estúdio de TV, e está convencido de que possui mesmo os super-poderes do personagem que interpreta (como um Super Latido devastador!). E nessa terça, dia 14, convidamos os animadores Renato dos Anjos (Supervisor de Animação) e Leo Sanchez-Barbosa (Modelador de Personagem) para falar sobre a criação do personagem e as técnicas inovadoras da animação usadas no filme, desde os conceito iniciais de design ao visual final do superherói e dos cenários.

Renato é brasileiro e já está há 21 anos na indústria de animação. Leo é espanhol, ou melhor, catalão, de Barcelona. Os dois são co-responsáveis por uma das maiores qualidades do filme: a expressividade e a atuação do cãozinho protagonista, obtida através de excelente modelagem, rigging e é claro, animação perfeita. Vamos saber mais como isto foi conseguido, antes de (re) ver o filme em cópia dublada.

O encontro vai ser na Praça Animada, às 21h. Em São Paulo, a sessão vai ser no dia 24, no Memorial Sala 2.

2 comments:

Marcelus Gaio said...

Uma rara oportunidade de conhecer etapas do processo de produção de um longa-metragem feito por um grande estúdio. O material apresentado pelos palestrantes foi ainda mais interessante por ser específico. Nos Dvd’s os making of’s são em geral superficiais, mas nesta palestra tivemos a oportunidade de apreciar em profundidade as etapas de desenvolvimento do protagonista Bolt, desde sua modelagem até a animação final. Vimos ainda que para chegar a um personagem realmente consistente o projeto teve que sofrer alterações profundas, tendo sido quase que totalmente refeito. Para animadores e pesquisadores é absolutamente imperdível.

marcosmag said...

Renato dos Anjos e Leo Barbosa confirmaram a diferença que fez a (re) entrada de John Lasseter na Disney: Supervisão confiável e um fluxo de trabalho mais dinâmico, com menos burocracia, onde os artistas podem interagir em equipe como se estivessem em um pequeno estudio. Eles dois (animador e modelador) e mais David Komorrowski (rigging) formaram um trio coeso, dispostos a perder até o feriado de Natal e Ano Novo para encontrar a disposição ideal para o personagem do caozinho, que até a véspera da produção ainda não tinha a sua forma ideal...