Monday, July 7, 2008

Andreas Hykade - Alemanha


Andreas não se diz especialmente interessado em animação. Esta seria “apenas uma ferramenta para criar outros mundos", inclusive o da experiência pessoal. Admirador da capacidade de síntese do animador Phil Mulloy, Andreas busca inspiração na música, especialmente a de Bob Dylan, The Carter Family e The Cramps. Atualmente ele escreve e dirige a série de TV para criançasTom & The Slice of Bread with Strawberry Jam & Honey”, além de dar aula na Kunsthochschule Kassel e Harvard University. Andreas não poupa ninguém da crueldade e crueza de certos ritos de passagem e dilemas existenciais. Veja abaixo o que ele diz sobre os filmes que vai mostrar no Papo Animado:

We Lived in Grass
"Fiz esse filme quando
eu era estudante. Foi o primeiro filme em que eu trabalhei com um vocabulário com o qual eu me sentia confortável. Seu estilo é simples e daí pode-se chegar a qualquer lugar: comédia, tragédia, abstração, realismo e assim por diante. Todo trabalho que fiz desde então de alguma forma se relaciona com esse filme."

Ring of Fire
"É uma reflexão sobre os homens em cinemascope. É meio pretensioso e exagerado, mas não me importo, pois capta a sensação de quando se é jovem. É um filme estranho – às vezes acho horrível, outras vezes eu gosto muito dele."

The Runt
"O filme tenta
mostrar a ponta do iceberg. É uma reação aos meus primeiros dois filmes – uma meditação silenciosa sobre o matador dentro de nós. Não tive muito dinheiro para fazer esse filme, então tive que pôr todo o suspense nas imagens estáticas.”

Veja clipes dos filmes no site de Andreas.

No comments: