Thursday, July 31, 2008

Ministério da Cultura e Anima Mundi



A realização anual do festival Anima Mundi é possível devido às Leis de Incentivo Fiscal. Na sessão de abertura desta 16° edição do festival, Adair Rocha falou sobre a estreita parceria entre o Ministério da Cultura e o Anima Mundi. Leia abaixo o que ele disse sobre nós e celebremos o sucesso de mais uma edição do festival!

“O notório sucesso deste festival é para nós, Ministério da Cultura, motivo de grande orgulho, uma vez que nos consistimos – o Minc e a Secretaria do Audiovisualnos mediadores para o patrocínio e política cultural que incentiva a criação neste país. E este orgulho se deve ao fato de que este projeto tenha se consolidado progressivamente, e de forma tão consistente, tornando-se uma referência, tanto em âmbito nacional, nas agendas culturais anuais do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas um pólo de interesse internacional.

É importante destacar que, ao longo destes anos, a dimensão cultural do Anima Mundi torna-se, corajosamente, cada vez mais complexa. Por um lado, esta se dá através da percepção do potencial que a constante atualização tecnológica e a expansão midiática dos suportes de difusão da produção criativa podem gerar no próprio alcance e acesso do público. Por outro, amplia-se o seu compromisso social, estendendo-se a atividade da animação às salas de aula, inclusive através da disponibilização do MUAN, um software especialmente desenvolvido para este fim.

Através deste evento, o cinema de animação cumpre a sua missão primordial, promovendo, pelo meio universal da técnica de criar seqüências de imagens em movimento, a troca da diversidade de valores e formas culturais e artísticas da humanidade.

A todos, saudações animadas!"

Adair Rocha
Chefe da Representação Regional do Rio de Janeiro (Ministério da Cultura)

No comments: