Monday, July 21, 2008

Casa Cheia


A sessão de premiação do festival Anima Mundi é sempre uma festa. Os animadores, o público, a equipe de produção, os monitores do Estúdio Aberto e os integrantes do júri reúnem-se, ansiosos, para celebrar os filmes vencedores, eleitos pelo júri profissional e pelo júri popular do Rio de Janeiro.

Muitos convidados do festival também prestigiaram a sessão de premiação. Entre eles, Juan Pablo Zaramella, Arnold Kunert (agente de Ray Harryhausen), Marc Adler, Jean Ann Wright, Heather Kenyon, Andreas Hykade, Daniel Schorr, James McCoy, o grupo Tochka (animações Pika Pika) e Horacio Grinberg.

Os diretores Aida Queiroz, Cesar Coelho e Marcos Magalhães subiram ao palco do cinema montado ao lado do CCBB para saudar a platéia (Léa Zagury, que completa o quarteto da direção, foi embora mais cedo para se recuperar de uma gripe e chegar 100% na temporada do festival em São Paulo).

Aida disse ter ouvido comentários durante o festival sobre a qualidade da programação nesta edição e agradeceu à imprensa pelo empenho na divulgação e aos patrocinadores. Cesar elogiou a seriedade do público na hora de votar. Mencionou o orgulho que é ver as pessoas reunidas após as sessões, discutindo os filmes. Depois anunciou o vencedor do prêmio de Aquisição do Canal Brasil, o curta-metragem brasileiro, DOSSIÊ BORDOSA, de Cesar Cabral. Marcos, em versãodupla personalidade”, interpretou a Léa e a si mesmo, arrancando risos da platéia. Agradeceu à equipe do festival e ao júri, além de lembrar que este “flying festival” (festival voador), apelido dado ao Anima Mundi por um antigo convidado, está arrumando as malas para zarpar para São Paulo.

O festival recomeça na capital paulista na quarta-feira, dia 23 de julho, e vai até Domingo, dia 27. No encerramento desta etapa serão revelados os vencedores do Júri Popular (SP), o voto dos diretores do Anima Mundi e os premiados dos concursos Anima Mundi Web e Anima Mundi Celular.

O júri profissional do Rio de Janeiro este ano votou também o Melhor Filme de Encomenda, dentro da sessão Portifólio. E o prêmio Melhor Filme de Estudante foi escolhido dentro dos filmes de estudantes exibidos nas sessões de curtas.

E agora... aos vencedores! Veja os posts abaixo.

1 comment:

Yuri Kiddo said...

O evento foi muito bem organizado, a qualidade das animações estão surpreendentes e vocês do anima mundi estão se superando a cada ano que passa, incrível!

Estão de parabéns e foi uma experiência ótima poder estar com vocês ontem. Valeu! ;)