Monday, July 7, 2008

Daniel Schorr - Brasil / Canadá










Daniel nasceu no Rio de Janeiro e vive há 16 anos em Montreal. “Eu me considero um diretor brasileiro morando temporariamente no Canadá.” Foi um dos primeiros animadores brasileiros a trabalhar em parceria com o National Film Board (NFB), realizando filmes como “Jours de Plaines” (1991), “In Search of the Dragon” (1991), “Jonas and Lisa” (1995), “Snow Cat” (1998) e “Dominós” (2007).

Seu primeiro contato com a animação aconteceu aos 15 anos quando descobriu um projetor 16 mm abandonado no seu colégio. “Decidi colocá-lo em operação, criando um cineclube. Em meados dos anos 70, vigorava na escola um sistema de censura bem repressivo. Me ocorreu então a possibilidade de programardesenhos animadospara contornar a vigilância da direção. Encontrei um acervo incrível disponível no Consulado do Canadá (...). Descobri então, para minha alegria, que a criatividade tem um enorme poder libertador. Os filmes de René Jodoin e Norman McLaren fizeram a minha cabeça, e desde esta época decidi, com a simplicidade de raciocínio de um adolescente, que um dia eu seria animador no NFB…”

Mesmo vivendo fora do Brasil, Daniel considera fundamental a parceria com artistas brasileiros. A trilha sonora de seu trabalho mais recente, “Dominós”, “é um chorinho original composto e gravado em Montreal por músicos canadenses. a trilha sonora de ‘Jonas e Lisa’ é um samba composto e gravado por Paulinho Brandão, um músico carioca, que veio ao NFB especialmente para participar da mixagem deste filme.”

Dominós” homenageia os animadores da velha guarda da NFB. O filme foi realizado com uma truca de animação 35mm Oxberry e aborda a questão da exclusão e da integração em dinâmicas de grupo. “Trabalhando com dominós, ao invés de personagens humanos, eu pude focalizar a minha atenção nos conceitos que eu queria discutir, ampliando as chances de pessoas de várias idades e origens se interessarem pelo destino das personagens.”

1 comment:

Rafa Moraes said...

Caros, sou estudante de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB). No momento, estou escrevendo meu projeto final de graduação, sobre a comunidade brasileira no Canadá. Vocês teriam como me passar o email do Daniel Schorr?
Meu endereço eletrônico é "rafaelmmoura@gmail.com"
Abraços,
Rafael Moraes Moura.