Quem participa das
oficinas do
Estúdio Aberto durante o
festival Anima Mundi faz
animações e
vê o
resultado na
hora.
Isso é
possível graças ao MUAN.
MUAN é um sistema open-source de distribuição livre e gratuita para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional LINUX.
Foi concebido pelo Anima Mundi e desenvolvido pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da IBM.
A necessidade de desenvolver uma ferramenta rápida e eficiente para a captura e edição de animações surgiu junto com o nascimento do Festival Anima Mundi que, desde seu primeiro ano (1993), promove oficinas de animação gratuitas voltadas para o público.
Desde o início, os diretores do festival procuravam uma solução para a edição das animações feitas durante as oficinas do Estúdio Aberto, respeitando o caráter lúdico e mostrando as animações produzidas para o público. Tentou-se de tudo. Desde a revelação instantânea da película 16mm (no primeiro festival, em 1993), até o uso de equipamentos importados como o Video LunchBox, utilizado como equipamento de teste por animadores profissionais.
Com o surgimento das oficinas do projeto Anima Escola, a utilização de um equipamento importado e de custo alto passou a ser um problema, já que o projeto tem como objetivo democratizar a produção de animação.
MUAN é simples e fácil de operar. Sua interface gráfica permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras de vídeo ou webcams conectadas ao computador.
Durante o Anima Mundi é possível experimentar o software e tirar dúvidas sobre sua utilização e instalação no estande do MUAN, que fica na Casa França-Brasil, no Rio, e no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Clique aqui para baixar o software e obter mais informações.
1 comment:
Lembrando que o 1o. GNUGraf - um dia inteiro de palestras de softwares gráficos open sources - vai rolar em fim de agosto: http://gnugraf.org/
Post a Comment