Thursday, July 10, 2008

Quirino Cristiani



















Você sabia que o primeiro longa-metragem de animação da história foi feito na Argentina? Quirino Cristiani veio aos 4 anos da Itália com sua família, que se instalou em Buenos Aires. Na adolescência, Cristiani passou a trabalhar com o cineasta italiano Federico Valle, que o encorajou a fazer animações. Em 1917, o longa de animação pioneiro, “El Apóstol”, dirigido por Cristiani e produzido por Valle, estreou em Buenos Aires. O retrato satírico do presidente Yrigoyen fez tanto sucesso que mais tarde Cristiani abriu seu próprio estúdio, onde fez uma série de curtas-metragens. Nessa mesma época ele se tornou naturista, vegetariano e fundou a primeira colônia nudista da América Latina.

Cristiani iniciou a década de 1930 com o primeiro longa-metragem sonoro de animação, “Peludópolis”, mais um filme que satirizava Yrigoyen. Infelizmente, esses dois longas foram destruídos em incêndios, um no estúdio de Valle e o outro no Laboratorios Cristiani, junto com outras obras do animador. Em 1941, Walt Disney chamou Cristiani para trabalhar em Hollywood, mas o animador recusou o convite. Cristiani mudou-se então para perto de Cordoba, onde passou o resto de sua vida.

Quem quiser conhecer os detalhes da vida desse pioneiro da animação não pode deixar de ver o documentário Quirino Cristiani – O Mistério dos Primeiros Filmes de Animação, dirigido por Gabriele Zuchelli. O filme traz uma entrevista exclusiva com o próprio Cristiani, aos 81 anos, trechos de curtas e do making of de “Peludópolis”, além de depoimentos de familiares de Cristiani, animadores e historiadores da animação.

1 comment:

Eiko said...
This comment has been removed by the author.